quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O DIREITO À SUA VOCAÇÃO



"QUANDO CRESCER VOU SER MÉDICO, VOU SER PILOTO, QUERO SER PROFESSORA...
QUANTOS DESTES SONHOS JAMAIS SE REALIZARAM! UNS PORQUE ESSAS CRIANÇAS NUNCA PUDERAM ESCOLHER. OUTROS PORQUE QUANDO JOVENS PUDERAM MAS NÃO SOUBERAM MANTER O SONHO E TRANSFORMAR INOCENTES IDÉIAS DE CRIANÇAS EM GRANDES IDEAIS DE JOVEM..."

Você talvez já sabia, mas não custa repetir. A palavra latina "VOCARE" da qual se origina o termo vocação significa CHAMAR. Há, segundo nos diz a experiência e também a fé , um chamado, uma convocação, um convite que nos acena a cada passo da jornada. Não existe pessoa que não seja convidada ou chamada a ser mais do que é e a se auto-superar. Ninguém nasce com a missão de regredir ou estacionar. A regressão pode acontecer devido os acontecimentos, como acidentalmente uma pessoa pode parar de evoluir. Mas chamados a isso não somos nem pela natureza, nem pelo Deus que a criou. As formigas e as cigarras, os peixes, as aves, o mundo irracional enfim, não podem aspirar a outra coisa que a fazero que há milhões de anos fazem os de sua espécie , do mesmo jeito e com as mesmíssimas reações . Seu mundo é limitado e as mutações são lentas demais para que se possa falar em aperfeiçoamento da espécie. O ser humano é diferente. Ele tem as reações normais do animal que é , mas pode interferir nos acontecimentos, mudar as coisas para melhor ou para pior e aperfeiçoar-se enquanto aperfeiçoa.

E é porque não se contenta com os fatos como são que o homem é diferente no contexto da criação. Não podia voar como as aves, mas quis voar, insatisfeito com sua limitação. E construiu o avião. Não podia nadar por muito tempo ou mergulhar como os peixes. Mas decidiu que o faria e fez. Inventou o navio e o submarino. Não podia ver à distância e inventou a lente e o telescópio. E foi superando suas limitações que inventou o radar, o raio laser, o rádio, a televisão, o computador, os antibióticos, a eletricidade, a luz elétrica, a internet, e tudo o que é considerado uma conquista do engenho humano. Praticamente todas as descobertas e invenções humanas são respostas do homem a algum desafio ou a alguma limitação. O homem como espécie jamais aceitou submeter-se ao que parecia sua sina ou destino. Na sua própria natureza está escrita esta rebeldia. Quer ser perfeito e jamais aceitará passivamente os fatos e acontecimentos.


Isso é bom? É mau? Não tem sido exatamente por essa ambição de ser mais e ter mais que o homem se incompatibilizou com a natureza ? Não foi isso que provocou a sociedade de consumo, o desperdício, a poluição ambiental, a destruição sistemática da vida a que assistimos a todo momento?

A resposta é não. Não é por causa da sua vocação de evoluir que o ser humano se tornou um destruidor. Foi por não entender o que significa evoluir, foi por ouvir o chamado à perfeição mas buscá-la sem critério  que chegou a essa situação. Poderia  muito bem evoluir e chegar onde chegou sem haver saqueado o planeta.  Uma coisa nada tem a ver com a outra. A evolução não implica em destruição e sim em aperfeiçoamento. O erro do homem foi querer  evoluir às custas da evolução de outras formas de vida. foi buscar o seu destino sem respeitar  o destino dos outros. Aí está o erro; não no chamado, que é sempre bom..."

FONTE: O DIREITO DE SER JOVE
AUTOR: PE. ZEZINHO

 Paz e Bem 
 José Filho

0 comentários:

Postar um comentário